Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Livros Abertos da ESALQ: a obra "Sistema de informações para planejamento florestal no cerrado brasileiro" está disponível gratuitamente para download

 


Organizado pela Professora Luciana Duque Silva e pelos Professores Antonio Rioyei Higa e Daniel de Castro Victoria, o livro "Sistema de informações para planejamento florestal no cerrado brasileiro” está disponível gratuitamente na internet por meio do site da Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ.


Apresentação

Esse primeiro volume do Livro Siflor Cerrado apresenta, algumas, das informações técnicas que fizeram parte das inúmeras reuniões realizadas para a definição das metodologias a serem utilizadas no projeto “Sistema de Informações para Planejamento Florestal no Cerrado Brasileiro” - (SiFlor Cerrado), que tem como objetivo auxiliar produtores rurais, extensionistas, profissionais da área florestal e outros interessados, na tomada de decisões sobre a escolha de espécies arbóreas para implantação de florestas comerciais, na forma de sistemas de produção de monocultura ou de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) no Bioma Cerrado. O projeto é coordenado pela ESALQ/USP, UFPR e Embrapa Informática Agropecuária, tem o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA dentro do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

O primeiro Capítulo desse livro contextualiza historicamente os eventos importantes que ocorreram no Brasil e no Mundo sobre temas ambientais e agrícolas. Além disso, explica as motivações e objetivos do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura: o Plano ABC, ponto de partida desse trabalho.

O Capítulo 2 apresenta um enfoque a nível genético sobre a escolha do material genético para plantio em áreas do Bioma Cerrado. Abordando três aspectos atuais relacionados a essa decisão: a) mudanças climáticas na região de plantio; b) adaptação genética nas plantações florestais; e c) minimização dos riscos futuros da eucaliptocultura no Bioma Cerrado.

O Capítulo 3 trata dos aspectos fisiológicos do Eucalipto em relação ao principal fator limitante para o crescimento de cultivos no Bioma Cerrado: a água. Junto com ele, os autores também exploram temas diretamente relacionados, como a importância do desenvolvimento radicular das árvores e as condições físico-químicas encontradas nos solos do Bioma Cerrado.

O Capítulo 4 foi elaborado para trazer as principais etapas do “Projeto SiFlor Cerrado” que conta com materiais genéticos do gênero Eucalyptus sp e Corymbia citriodora, Cedro australiano, Mogno africano, Pinus e Teca.

Apresentando a metodologia de desenvolvimento do trabalho (coleta de dados, amostragem), um modelo de subdivisões do Bioma Cerrado, chamado de “Dendrozonas de Coleta de Dados”, metodologias aplicadas nas prospecção e no processamento de dados, síntese da prospecção de campo e apresentação da metodologia da classificação de aptidão das espécies/clones.


Acesse: https://www.esalq.usp.br/biblioteca/pdf/Livro_Siflor_Cerrado_V1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário