Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de outubro de 2016


A ESALQ realizará a XIX Semana do Livro e da Biblioteca: Os Autores e Suas Obras


No período de 24 a 27 de outubro de 2016, acontecerá na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) a 19ª Semana do Livro e da Biblioteca com o tema “Os Autores e Suas Obras”. A iniciativa da Divisão de Biblioteca tem o objetivo de promover a interação entre os autores e seus leitores por meio de quatro palestras destinas ao público interno e externo ao campus.
As atividades serão realizadas no Pavilhão de Engenharia da ESALQ, às 9h e os interessados poderão fazer a pré-inscrição pelo site www.esalq.usp.br/biblioteca . As inscrições serão chanceladas mediante a entrega de 1 litro de leite integral, para cada dia de evento, na Biblioteca Central da ESALQ, das 8h às 16h30.

No dia 24, o Doutor (Ph.D.) em Antropologia, Luiz Marins Filho, apresentará a obra “Tudo o que é fácil já foi feito”. O livro relata que para vencer, pessoal e profissionalmente, o leitor tem de se preparar a cada dia que passa, pois a competição está mais acirrada, não só entre as empresas, mas também entre os profissionais.

Na terça-feira, 25, o Engenheiro Agrônomo Harri Lorenzi, autor de dezenas de livros sobre plantas, falará sobre “Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil”. O livro é resultado de 10 anos de trabalho  em co-autoria com Valdely Kinupp,  mostra plantas nativas e exóticas (espontâneas e cultivadas no Brasil), consumidas no passado em alguma região do Brasil ou do mundo.

O Professor Gilson Luiz Volpato, que atua há 29 anos nas áreas de Metodologia, Redação e Publicação Científica, ministrará no dia 26 a palestra “Dicas para Redação Científica”. Esta obra apresenta 380 dicas para auxiliar os cientistas a melhorarem seus textos para publicação. Elas são explicadas de forma que o leitor consiga entender suas razões e motivos, o que faz com que estas dicas não tenham caráter "automático", mas reflitam aprendizado de ciência.

No encerramento, o renomado especialista em solos, Igo Fernando Lepsch, ministrará a palestra “19 Lições de Pedologia”. O livro aborda rochas e minerais que dão origem aos solos, passam pelo processo de intemperismo, fundamenta e apresenta o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. A obra ajuda a desvendar e conhecer melhor as partes que constituem o solo, com uma linguagem simples, calcada em modernos dados técnico-científicos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3429 4240 – ramal 204 (Silvio Bacheta) ou pelo site www.esalq.usp.br/biblioteca.