Pesquisar neste blog

terça-feira, 2 de maio de 2017

Treinamentos na ferramenta Mendeley - agenda maio de 2017

Estão abertas as inscrições para os treinamentos em Mendeley oferecidos pela Divisão de Biblioteca no mês de maio de 2017.

O Mendeley é um software gratuito de gerenciamento de referências bibliográficas que permite a importação a partir de pesquisas elaboradas nas mais diversas bases de dados, nacionais e internacionais. Auxilia os usuários na formatação de trabalhos científicos, possuindo mais de 7.000 estilos de referências.

Os interessados devem inscrever-se no site da biblioteca: http://www4.esalq.usp.br/biblioteca/capacitacao .


Informações com Thais, Ligiana e Eliana, pelos telefones (19) 3429.4311 r.209, r.208 ou r.214.

Treinamento para uso da Plataforma Turnitin


Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância. 

Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).

Para que todos os docentes possam conhecer os novos serviços, organizamos um  treinamento para uso da “Plataforma Turnitin”:

Workshop de Capacitação em SciVal - Plataforma de Análise de Desempenho de Pesquisa



O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo e a Elsevier convidam para o Workshop de Capacitação em SciVal – Plataforma de Análise de Desempenho de Pesquisa, a realizar-se no próximo dia 3 de maio, das 14h às 17h, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP.

Em novembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) efetivou assinatura da plataforma de análise cientométrica e bibliométrica SciVal, um conjunto de ferramentas que permite visualizar e analisar o desempenho de pesquisa e a produção científica de pesquisadores e grupos de pesquisa, instituições, países, continentes, grupos de países e comparar esse desempenho com seus pares, identificar co-autorias e colaborações, mapear competências e analisar tendências de pesquisa.

O SciVal utiliza como fonte a Base Scopus, um banco de dados de resumos e citações de publicações de cerca de 22.000 títulos de revistas, mais de 100 mil títulos de livros (60% deles cobrindo as categorias de artes, humanidades e/ou ciências sociais), 6.5 milhões de documentos de conferências e 24 milhões de patentes, totalizando 55 milhões de registros, abrangendo ciências, tecnologia, medicina, engenharia, ciências sociais, artes e humanidades.

Cabe lembrar que os principais rankings universitários obtêm dados da Base Scopus e utilizam o SciVal como referência de análise: THE World Ranking, QS Ranking e ARWU. Além disso, o SciVal distingue-se por permitir análises de tendências e cobrir, em uma mesma plataforma, as patentes. A plataforma está disponível a toda a comunidade USP, basta registrar-se e logar-se. 

Nesse sentido, é muito importante que gestores, pesquisadores, docentes, equipes de bibliotecas e funcionários de apoio à pesquisa conheçam o SciVal e passem a utilizá-lo para balizar decisões sobre políticas, financiamentos e investimentos de pesquisa e pós-graduação.