Pesquisar neste blog

quinta-feira, 12 de março de 2020

USP/ESALQ adere ao projeto "Clube da Leitura 6.0"


A Divisão de Biblioteca da USP/ESALQ e o Observatório do Livro e da Leitura têm a honra de convidá-lo(a) para o lançamento do projeto Clube da Leitura 6.0, que acontecerá no dia 13/03/2020, sexta-feira, às 16h, no auditório da Biblioteca Central. 

A ação é destinada a pessoas acima de 60 anos que visa, através do fomento à cultura, à leitura e à inclusão digital, maior bem-estar e o envelhecimento saudável.



Sobre o projeto

O Observatório do Livro e da Leitura começou a implantar, em fevereiro, 100 clubes de leitura digital espalhados por Itapevi e em mais 17 cidades do Estado de São Paulo. Cada clube será constituído por dez integrantes que vão ler um e-Book, por mês, e participarão de encontros semanais com leituras e sessões de biblioterapia para falar da obra lida e de situações narradas pelos autores e vivenciadas pelos personagens.

O projeto terá doze meses de duração e beneficiará 1.000 idosos, que terão acesso a uma biblioteca digital com um acervo de 20.000 títulos de todos os gêneros. As leituras poderão ser feitas tanto na primeira parte das reuniões dos clubes em tablets fornecidos pelo projeto quanto em dispositivos dos próprios participantes, inclusive com a internet desligada, em casa, bibliotecas e outros locais, a partir de computadores, tablets ou celulares.

A capital receberá 20 clubes enquanto que as demais cidades – Campinas, Santos, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Osasco, Sorocaba, São José dos Campos, Suzano, Sumaré, Piracicaba, Araraquara, São José do Rio Preto, São Carlos, Sertãozinho e Itapevi – terão cinco unidades cada uma. Os encontros acontecerão em bibliotecas, centros culturais, centros de convivência de idosos, escolas, fábricas, sindicatos e associações, entre outros.

O Clube de Leitura 6.0 é uma iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura, uma fundação privada com sede em Ribeirão Preto (SP), selecionada em edital para captar recursos pelo Fundo do Idoso do Estado de São Paulo. Tem o patrocínio de Lojas Americanas, Americanas.com, GetNet, Bic, Deloitte, Raízen, Bayer, Metso e Sotreq. Entre os apoiadores, figuram órgãos como o Conselho Estadual do Idoso do Estado de São Paulo e as prefeituras das cidades e instituições e empresas, como a Consigaz.

“Ao mesmo tempo em que há uma forte pegada cultural, a partir da leitura literária, o projeto propicia a inclusão digital, espaços de convivência, entretenimento e lazer e, ainda, ajudará a lidar com questões típicas da faixa etária, tais como abandono, solidão, isolamento social, agressividade e depressão”, afirma o presidente do Observatório, Galeno Amorim. No final do projeto, os participantes vão reescrever o final de um dos livros lidos, e os textos serão publicados como eBooks.


terça-feira, 10 de março de 2020

Capacitação Mendeley | Agenda março de 2020


Durante o mês de março de 2020, a Divisão de Biblioteca (DIBD) promoverá encontros para capacitação em "Mendeley" para docentes, alunos e funcionários.

O Mendeley é um software gratuito, de gerenciamento de referências bibliográficas, que permite a importação a partir de pesquisas elaboradas nas mais diversas bases de dados, nacionais e internacionais. Auxilia os usuários na formatação de trabalhos científicos, possuindo mais de 7.000 estilos de referências.


Agenda e inscrições: 

Informações: pelo e-mail referencia.esalq@usp.br ou pelo telefone (19) 3429.4382 r. 214.