Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Eu recomendo! - Depoimento da Prof. Odaléia Telles M. M. Queiroz



O desenvolvimento de um país depende de muitos fatores, entre eles podemos citar a educação de qualidade. Para que isso seja viável é necessário acesso ao conhecimento, à informação e ao seu patrimônio cultural. Estes são os instrumentos básicos para melhorar as condições vida das pessoas.


O papel da Biblioteca na formação acadêmica dos alunos do ensino superior é de extrema importância, pois esta guarda os mais diferentes tipos de livros, periódicos científicos, dissertações e teses que ficam à disposição para ser consultados. O material oferecido pelas bibliotecas da Esalq é de primeira linha, desde obras raras até as mais recentes publicações que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem por meio da prática da leitura. O pessoal técnico local facilita o acesso ao material, instruí em relação às buscas de bibliografia, auxiliando o aluno a sair satisfeito do local.


Minha sugestão é para que os ingressantes passem, em seu início acadêmico, boas horas consultando o site da biblioteca, descobrindo quantas maravilhas ali existem, usufruindo este privilégio de uma leitura saudável e proveitosa!


Eu recomendo


Prof. Odaléia Telles M. M. Queiroz


Odaléia Telles M. M. Queiroz é Turismóloga, Geógrafa e Pedagoga, Mestra em Geociências e Meio Ambiente/ Unesp e doutora/ Ciências da Engenharia Ambiental/ EESC, USP (2000). Atualmente é docente da ESALQ - Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz - USP, Piracicaba, SP, docente e pesquisadora/ orientadora/ professora do PPG em Ecologia Aplicada/ CENA/ESALQ/USP. Tem experiência nas áreas de Turismo e Geociências com ênfase em Meio ambiente, desenvolvimento e sociedade. Trabalha com pesquisas relacionadas aos temas: paisagem, construção socioespacial, ecoturismo e seus impactos, turismo no espaço rural, conservação, educação ambiental, lazer, metodologia da pesquisa. Participou até junho/12 como pesquisadora do projeto temático MUDANÇAS SOCIOAMBIENTAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO E PERSPECTIVAS PARA CONSERVAÇÃO/ BIOTA/ FAPESP Com o sub-projeto: INVENTÁRIO DO POTENCIAL TURÍSTICO DA BACIA DO CORUMBATAÍ COM VISTAS À CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS PAISAGÍSTICOS EXISTENTES. ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE IPEÚNA,SP. Entre junho e dezembro de 2012 - desenvolveu pesquisa de Pós Doutorado na FCT (Faculdade de Ciência e Tecnologia) da UNL Universidade de Lisboa, Portugal com o tem: O aproveitamento turístico dos patrimônios cultural e natural e seus impactos socioeconômicos e ambientais em espaço rural: o caso dos Solares portugueses.