Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

13 Links úteis para alunos em ano de TCC

O ano letivo ainda não começou, mas muitos estudantes já estão se preparando para fazer o trabalho de conclusão de curso. É necessário conhecer as técnicas de pesquisa e escrita acadêmica para tirar uma boa nota. Para facilitar a sua vida, conte com uma seleção de links úteis para alunos em ano de TCC.

Na internet é possível encontrar várias ferramentas que simplificam as tarefas do pesquisador de primeira viagem. Algumas são tão completas e eficazes que podem ser usadas na elaboração de dissertação de mestrado e até mesmo tese de doutorado.


Seleção de links úteis para alunos em ano de TCC

Confira, abaixo, ferramentas recomendadas para fazer a monografia com mais facilidade:

1 – Escrever em inglês

Nem todo mundo tem facilidade para escrever em inglês, mas essa competência é colocada à prova no Abstract do TCC. A dica é usar a ferramenta Write and Improve para escrita e correção de textos em inglês.

2 – Transcrever áudios e vídeos

Você fez uma entrevista para coletar dados? Então use a ferramenta oTranscribe. A ferramenta tem a capacidade de transcrever áudios e vídeos do Youtube. Basta inserir o link correspondente ou realizar o upload do arquivo.

3 – Contador de palavras repetidas

No texto acadêmico, todo cuidado é pouco para não escrever várias vezes o mesmo termo no parágrafo. Você pode usar um contador de palavras repetidas para identificar as repetições com mais facilidade e assim fazer as substituições por sinônimos. A ferramenta mais indicada é a Linguística Insite.

4 – Editor de imagens online

Essa ferramenta agiliza o trabalho de criar materiais gráficos para o seu TCC e editar imagens. Com ela, é possível montar infográficos, cartazes e até mesmo a apresentação do seu trabalho acadêmico. A versão gratuita do Canva dá acesso à vários recursos interessantes.

5 – Convertor de PDF

Para gerar arquivos com formato em PDF, você precisa contar com uma boa ferramenta, como é o caso do I Love PDF. O serviço tem compatibilidade com diversos formatos, como JPG, Excel, Word e PowerPoint. Além disso, também tem a capacidade de juntar, dividir e comprimir arquivos em PDF.

6 – Digitar texto por voz

Google Docs reúne uma infinidade de recursos que facilitam a vida do estudante, como é o caso da função de digitar um texto por voz. Para o serviço funcionar, é muito importante contar com um bom microfone e falar pausadamente. No final, lembre-se de revisar a pontuação.

7 – Conferir plágio

O plágio é uma ação que pode prejudicar a sua nota final e, até mesmo, resultar numa reprovação. Para não correr risco, vale a pena usar alguma ferramenta para conferir plágio do trabalho, como é o caso do Plagium.

8 – Dicionário de sinônimos

Uma forma de não repetir várias vezes a mesma palavra no parágrafo é usando termos com significados semelhantes. Portanto, lance mão de um Dicionário de Sinônimos.

9 – Dicionário de antônimos

Antônimo é um termo com significado oposto ao de uma determinada palavra. Se você tiver branco na hora de escrever o TCC, consulte o Dicionário de Antônimos.

10 – Gerenciador de referências

Mendeley é um software acadêmico gratuito com muitos recursos facilitadores, como é o caso do gerenciador de referências bibliográficas. Com ele, é possível organizar todas as publicações científicas que foram consultadas para fazer o TCC. Acesse o tutorial.

11 – Organizador de tarefas

Trello está entre os links úteis para alunos em ano de TCC, afinal, ele facilita a organização das tarefas, por meio de quadros, etiquetas e colunas. A ferramenta também facilita a atribuição de atividades para os membros de um grupo.

12 – Rede social para pesquisadores

O serviço permite entrar em contato com outros pesquisadores da sua área. Ao fazer isso, você pode pedir indicações de livros e artigos científicos para usar de referência no trabalho. Ampliar a rede de contatos no último ano da faculdade é essencial para a carreira. Entre as principais redes sociais de pesquisadores, vale destacar a ResearchGate.

13 – Buscador de literatura acadêmica

Não conte apenas com a biblioteca da sua universidade. Você pode consultar os acervos digitais para encontrar fontes confiáveis. O Google Acadêmico é um buscador que facilita a localização de artigos científicos e outras publicações em um só lugar. Antes de fazer a busca por um tema, entenda como funciona a ferramenta.
Conhece outras ferramentas interessantes? Deixe a sua sugestão nos comentários.


Atualizações - Agrianual Online

ATENÇÃO

Para acessá-las é necessário utilizar os micros disponibilizados nas bibliotecas Central e do LES e a senha deve ser solicitada à equipe do balcão de Atendimento.


Foram realizadas atualizações no Agrianual Online. Confira:

Indicadores econômicos
 • Cotação do dólar, índice IGP (contínuo e % mensal), valor do salário mínimo e inflação americana
Algodão e Milho
 • Preços ao produtor, internacionais, exportações e importações brasileiras por país e por mês
Amendoim, arroz, cacau, castanha de caju e mandioca
 • Preços ao produtor
Café
 • Preços nacionais, internacionais e exportações brasileiras por país de café em grão e café solúvel
Cana de açúcar
 • Preços em SP e PR e exportações brasileiras por país e por mês
Laranja
 • Preços ao produtor em SP, preços Ceasas, exportações e importações brasileiras de suco de laranja
Limão e tangerina
 • Preços Ceasas
Óleo de palma e sorgo
 • Preços internacionais
Soja
 • Preços nacionais, internacionais e exportações brasileiras de soja em grão, óleo e farelo por porto, país e mês
Trigo
 • Preços ao produtor e importações brasileiras por país