Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Dicas para você produzir uma pesquisa de qualidade

 


A elaboração de um artigo científico não é uma tarefa simples, especialmente quando se está iniciando no meio acadêmico. São muitas dúvidas sobre por onde começar, como desenvolver o conteúdo, como definir o tema, que tipo de linguagem usar e tantas outras. Obviamente, o seu professor orientador estará apto a sanar muitos destes questionamentos, mas, para te ajudar, separamos algumas dicas que podem colaborar para a produção de uma pesquisa de qualidade.

Primeiramente, se você tiver um tema, leia sobre o que já foi feito sobre ele. É importante olhar para os vários conteúdos publicados na área, como artigos em revistas internacionais qualificadas e livros. Desta forma, você pode encontrar publicações que possam servir de base para o projeto. Esta pesquisa prévia é essencial também para a nossa segunda dica: apresente uma novidade. Uma pesquisa não é boa se ela não trouxer algo novo e relevante, portanto, ler conteúdos antes de iniciar, te ajuda a não ser repetitivo e ir em busca de algo novo sobre o assunto para trazer grandes contribuições científicas.

Pensando na escrita do trabalho, a nossa terceira dica é saber iniciar na hora certa. Não comece a escrever aleatoriamente, analise os dados, interprete e tenha uma ideia geral sobre a pesquisa antes de sair escrevendo. E por falar em escrita, não esqueça de manter uma lógica em seu texto. Observe se não há contradições e não esqueça que introdução, desenvolvimento e conclusão devem estar muito relacionados entre si. Seja coerente.

Sabemos também que, em alguns casos, especialmente para eventos, o pesquisador tem um número mínimo ou máximo de páginas. Tome cuidado com isso, saiba sintetizar e escrever na medida certa, apresentando todos os argumentos de maneira clara e objetiva. Quantidade nem sempre é qualidade. Lembre-se que, apesar de a ciência ter um caráter transdisciplinar, quando você escreve um artigo carregado de termos técnicos e palavras desconhecidas, ele tende a ficar restrito às pessoas da área. Seja claro e facilite o entendimento para futuras publicações.

Para finalizar, compartilhe os seus resultados. A divulgação da pesquisa é tão importante quanto a execução, afinal, de nada vale o conhecimento se ele não for compartilhado ao maior número de pessoas possível. Pesquise sobre editoras, revistas e divulgue o seu trabalho com empresas sérias, éticas e de qualidade. Não esqueça que a Atena Editora é o lugar certo para isso. A verdadeira casa do autor!

Fonte: Atena Editorahttps://www.atenaeditora.com.br/blog/dicas-para-voce-produzir-uma-pesquisa-de-qualidade/