Pesquisar neste blog

terça-feira, 2 de maio de 2017

Workshop de Capacitação em SciVal - Plataforma de Análise de Desempenho de Pesquisa



O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo e a Elsevier convidam para o Workshop de Capacitação em SciVal – Plataforma de Análise de Desempenho de Pesquisa, a realizar-se no próximo dia 3 de maio, das 14h às 17h, na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP.

Em novembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) efetivou assinatura da plataforma de análise cientométrica e bibliométrica SciVal, um conjunto de ferramentas que permite visualizar e analisar o desempenho de pesquisa e a produção científica de pesquisadores e grupos de pesquisa, instituições, países, continentes, grupos de países e comparar esse desempenho com seus pares, identificar co-autorias e colaborações, mapear competências e analisar tendências de pesquisa.

O SciVal utiliza como fonte a Base Scopus, um banco de dados de resumos e citações de publicações de cerca de 22.000 títulos de revistas, mais de 100 mil títulos de livros (60% deles cobrindo as categorias de artes, humanidades e/ou ciências sociais), 6.5 milhões de documentos de conferências e 24 milhões de patentes, totalizando 55 milhões de registros, abrangendo ciências, tecnologia, medicina, engenharia, ciências sociais, artes e humanidades.

Cabe lembrar que os principais rankings universitários obtêm dados da Base Scopus e utilizam o SciVal como referência de análise: THE World Ranking, QS Ranking e ARWU. Além disso, o SciVal distingue-se por permitir análises de tendências e cobrir, em uma mesma plataforma, as patentes. A plataforma está disponível a toda a comunidade USP, basta registrar-se e logar-se. 

Nesse sentido, é muito importante que gestores, pesquisadores, docentes, equipes de bibliotecas e funcionários de apoio à pesquisa conheçam o SciVal e passem a utilizá-lo para balizar decisões sobre políticas, financiamentos e investimentos de pesquisa e pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário