Pesquisar neste blog

quinta-feira, 19 de março de 2020

Biblioteca da ESALQ sediará 2 clubes de leitura de eBooks para idosos


Em 2020 serão inaugurados na capital e interior do estado de São Paulo clubes de leitura digital para pessoas acima de 60 anos.

Com o objetivo de propiciar à população idosa uma vida mais saudável e com mais qualidade por meio da biblioterapia em grupo e inclusão tecnológica, o projeto pretende alcançar a meta de:

100 clubes de leitura de livros digitais em 18 cidades;
1.000 idosos acima de 60 anos atendidos;
20 mediadores e 100 voluntários formados;
1.000 novos eBooks e autores publicados;
10 livros lidos por ano/per capita.

Com 12 meses de duração o projeto beneficiará idosos que terão acesso a uma biblioteca digital com um acervo de 20.000 títulos de todos os gêneros.

Cada clube é constituído por 10 idosos que lerão um eBook por mês e participarão de encontros semanais para falarem da obra lida e das situações vivenciadas pelos personagens e narradas pelos autores. Ao final do projeto, os participantes reescreverão o final de um dos livros e os textos de sua autoria serão publicados no formato de eBook.

As leituras serão feitas pelos idosos nos tablets fornecidos pelo projeto ou em outros dispositivos dos próprios participantes como celulares ou computadores domésticos, inclusive com a internet desligada.

O lançamento oficial do projeto em Piracicaba oficializa a parceria inédita com a Divisão de Biblioteca da ESALQ/USP que sediará 2 dos Clubes de Leitura 6.0 no auditório da Biblioteca Central (todas as quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h), apoiando esta prática de responsabilidade social.

A mediação dos encontros, voluntários e integrantes dos 5 clubes será de responsabilidade da Profa. Dra. Roselene Aparecida de Macedo, com Doutorado em Estudos Literários pela UNESP, uma entusiasta em biblioterapia.

O projeto Clube de Leitura 6.0 é uma iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura, fundação de direito privado que tem a missão de fomentar a leitura para diferentes públicos em todo território nacional.

Com sede em Ribeirão Preto, utiliza-se de recursos do Fundo Estadual do Idoso por meio de captação autorizada em edital público do Conselho do Idoso do Estado de São Paulo, com termo de fomento assinado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.

“Estamos ou já estivemos presentes, com um ou mais de nossos projetos, em 572 cidades de todos os estados brasileiros e Distrito Federal. Nossos esforços visam fomentar as práticas sociais da leitura visando a promoção e o desenvolvimento do indivíduo e de sua cidadania para ajudar a mudar o mundo”, comenta Tatiana Brechani, coordenadora do projeto. Em 20 anos de existência, as iniciativas para dar acesso ao livro já impactaram mais de 400 mil pessoas.

Galeno Amorim, presidente do Observatório, jornalista, escritor e ativista das causas do livro e da leitura nas áreas pública e privada, incluindo a presidência da Biblioteca Nacional e a Coordenação da Elaboração do Plano Nacional de Leitura e do Conselho do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/UNESCO) ministrou a palestra da cerimônia de lançamento e afirmou:

“Ao mesmo tempo em que há uma forte pegada cultural, a partir da leitura literária, o projeto propicia a inclusão digital, espaços de convivência, entretenimento e lazer e, ainda, ajudará a lidar com questões típicas da faixa etária, tais como abandono, solidão, isolamento social, agressividade e depressão”.

Além da cidade de Piracicaba, as ações acontecem também em São Paulo, Santos, Santo André, Guarulhos, Osasco, Itapevi, São Bernardo do Campo, Suzano, Sorocaba, São José dos Campos, Araraquara, São Carlos, Piracicaba, Sertãozinho, São José do Rio Preto, Campinas e Sumaré.

O projeto conta com o apoio da Divisão de Atendimento à Comunidade do Campus Luiz de Queiroz em sinergia com a Universidade da Terceira Idade, e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, na pessoa da Secretária Eliete Nunes, também presente no lançamento.

O Clube de Leitura 6.0 tem o patrocínio das Lojas Americanas, Americanas.com, GetNet, Bic, Deloitte, Raízen, Bayer, Metso e Sotreq. Dentre os seus apoiadores figuram órgãos como o Conselho Estadual do Idoso do Estado de São Paulo, as prefeituras, organizações sociais e instituições de ensino locais, e outras empresas como a Consigaz.

Os encontros semanais acontecerão em bibliotecas, centros culturais, centros de convivência de idosos, escolas, fábricas, sindicatos e associações.

---------------
Atendimento à Imprensa
Mariangela Paschoalin | Fone: (16) 98245-0014 | E-mail: mariangela@observatoriodolivro.org.br

Diretora de Administração e Finanças
Marcela Amorim | Fone: (16) 98111-0409 | E-mail: marcella@observatoriodolivro.org.br
---------------

Fatos & Fotos:
Imagens: Ronaldo Caprecci












   

















Nenhum comentário:

Postar um comentário