Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Empréstimo entre Bibliotecas: todos os acervos do mundo ao seu alcance!




O acervo da Divisão de Biblioteca da ESALQ é considerado o mais completo da América latina em Ciências Agrárias.  Em um acervo com mais de 100.000 livros é quase inimaginável pensar que uma pessoa possa sair frustrada da biblioteca por não ter encontrado a obra de seu interesse. 

O fato é que as transversalidades do ensino acadêmico de áreas correlacionadas ao ensino praticado na ESALQ exigem a contribuição de acervos multidisciplinares do conhecimento humano e, muitas vezes, o material bibliográfico desejado pode estar em acervos de outras bibliotecas espalhadas pelo mundo.

Para suprir estas necessidades, a Biblioteca disponibiliza o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas para os usuários vinculados ao sistema de Empréstimo Unificado da USP. Thais Cristiane Campos de Moraes, Bibliotecária responsável pelo Atendimento e Orientação ao Usuário, explica que o EEB, como é conhecido o Emprestimo entre Bibliotecas, “é um serviço onde o usuário ESALQ pode obter materiais emprestados de bibliotecas parceiras, quando a obra de interesse não constar do nosso acervo. Possibilita também que usuários externos possam compartilhar das nossas obras, quando vinculado a uma biblioteca”.

A Bibliotecária reforça que os usuários deste serviço “contam com a facilidade do sistema online SISWEEB, para solicitar e gerenciar seus pedidos. Além disso, utilizamos o serviço de malote interno para trazer a obra solicitada até a Biblioteca Central, para conforto/comodidade do usuário”. O atendimento é feito em 5 dias úteis - em média, permitindo prazos de empréstimos por até 30 dias, com possibilidade de renovação.

Ela esclarece que toda a logística que envolve a tramitação das obras entre USP, Unesp e Unicamp não gera custo para o usuário ESALQ pelo fato das universidades estaduais possuírem serviços próprios para expedição de documentos. Todavia, se o material bibliográfico estiver em bibliotecas localizadas no município de Piracicaba, o interessado pode retirá-lo pessoalmente na biblioteca depositária em posse de documentos fornecidos pela Divisão de Biblioteca. 

A utilização deste serviço requer apenas que o interessado esteja vinculado ao sistema de empréstimo unificado da USP e cadastrado no sistema SISWEEB.

 
Saiba mais: 

  • E-mail: comut.esalq@usp.br 
  • Telefone:  (19) 3429-4311 ramais 207 e 221


Vilma A. Sarto Zeferino | Imagem Ronaldo Caprecci



Thais Cristiane Campos de Moraes | Imagem Ronaldo Caprecci

Texto: Silvio Bacheta

Nenhum comentário:

Postar um comentário