Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de julho de 2017

7 super dicas para melhorar seus artigos! | Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni



A redação científica deve ser clara, sucinta e objetiva. O autor deve ir direto ao assunto!!! Procure basear seu texto no formato: sujeito-verbo-predicado; começo-meio-fim. Passe sua mensagem com o menor número possível de palavras.


  1. Procure escolher a revista correta para envio do seu artigo. Veja se o conteúdo está adequado para o escopo e o padrão de exigência da revista. Embora não seja o único indicativo de qualidade de uma revista, o fator de impacto reflete, de forma geral, o reconhecimento da comunidade científica ao periódico.
  2. Capriche no título do artigo. Um bom título atrai um maior número de leitores.
  3. A parte inicial do "Resumo" deve conter a importância do assunto e os objetivos dos autores. Na sequência, destaque os métodos utilizados e apresente os resultados, com realce para os mais originais e de maior importância.  
  4. Na "Introdução", mostre o estado atual da arte do assunto e destaque o que seu artigo vai contribuir para aumentar o nível de conhecimento no referido assunto. Não se esqueça de listar suas hipóteses. 
  5. Seja bem claro nas explicações dos materiais e métodos que utilizou. Explique os motivos de todas as escolhas que fez.
  6. O item "Resultados e Discussão" é o coração do artigo. Não repita no texto as informações que podem ser facilmente visualizadas em tabelas e figuras. Nesse item, o mais importante é explicar as causas dos resultados obtidos e confrontar com referências bibliográficas publicadas em revistas com política editorial seletiva. Discuta as relações causa-efeito. Por que seus resultados foram semelhantes aos de alguns autores? Por que foram diferentes de outros?
  7. Apresente suas conclusões com base nas hipóteses e nos objetivos. Uma dica é que seja igual o número de hipóteses, de objetivos e de conclusões.■

(*) Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo da USP/ESALQ - E-mail: alleoni@usp.br



http://www.esalq.usp.br/biblioteca/semana-da-escrita-cientifica-2017/


Nenhum comentário:

Postar um comentário