Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de julho de 2017

ORCiD: Impulsione a visibilidade e o reconhecimento de suas pesquisas e publicações | Elisabeth Adriana Dudziak


À medida que a Ciência se torna cada vez mais complexa, aumentam também os desafios em relação à correta identificação do pesquisador, inventor, escritor, produtor, etc, sua afiliação, seus dados e publicações. São tantos nomes parecidos e suas variações, nomes abreviados, por extenso, homônimos, nomes escritos com erros de grafia. Com milhares de artigos publicados a cada dia, a atribuição correta de autoria se torna essencial para a visibilidade e reconhecimento de seus trabalhos. 


É   por isso que entidades normativas, editores, universidades e agências de financiamento estão cada vez mais preocupadas em identificar corretamente os pesquisadores e suas atividades. Nesse contexto, em 2010 foi criado o ORCiD (Open Researcher and Contributor iD - em português - ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor), por essas mesmas entidades. 

O ORCiD é um registro definido por um código alfanumérico não proprietário gratuito e internacional que identifica exclusivamente cientistas e autores acadêmicos, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro. Resolve o problema da ambiguidade e semelhança de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X.”. 
Hoje, há uma série de identificadores internacionalmente reconhecidos que carregam consigo vantagens e limitações: ResearcherID, ScopusID, GoogleID, LattesID, o próprio ORCiD. O que, então, distingue o identificador ORCiD dos demais? 

Mantido pela organização internacional sem fins lucrativos de mesmo nome, o ORCiD não é apenas mais um identificador dentre tantos, pois ele integra os demais identificadores já consagrados como o ResearcherID, ScopusID. Integra também os fluxos das atividades científicas, desde a submissão de manuscritos até a publicação de artigos, pois suporta ligações entre o pesquisador, suas atividades profissionais e publicações, entre editores, agências de financiamento e universidades. As vantagens são grandes.

As bases de dados Web of Science (Thomson Reuters) e Scopus (Elsevier) já estão integradas ao sistema ORCID. Basta que você autorize a troca de dados no seu perfil. Grupos editoriais internacionais (Springer-Nature, PNAS, Emerald, Elsevier, Wiley, PLOS, IEEE, etc) já utilizam o ORCID em seus processos de submissão e publicação de artigos. Agências de Fomento (National Institutes of Health – NIH, Research Councils – UK, European Commission, Wellcome Trust, FCT, etc) já adotam (ou estão em vias de adotar) o ORCID iD do pesquisador na análise e concessão de auxílios à pesquisa.

O Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores. Universidades, associações e institutos de pesquisa já adotam o ORCID iD (ASTM, Crossref, Datacite, Duke Univ., Harvard Univ., OCLC, Stanford Univ., Unicamp, Unesp, etc.) O identificador de artigos DOI (Digital Object Identifier) já está integrado ao ORCID iD. Essa integração garante a automática atualização de publicações no perfil do pesquisador que possui ORCiD.

O ORCiD fornece também atualizações automáticas toda vez que um artigo ou trabalho de sua autoria é publicado, e toda vez que um novo financiamento lhe é atribuído. Permite também importar suas publicações do Google Acadêmico.

Totalmente gratuito, o ORCID também viabiliza um registro móvel dos vínculos empregatícios dos pesquisadores, facilitando a gestão das atividades acadêmicas e de pesquisa. É projetado para ser um identificador ao longo da carreira. Por esse motivo, nenhuma informação que pode mudar ao longo da vida profissional de uma pessoas está embutida no iD, por exemplo, país, instituição, área de estudo. Usando um ORCID iD, os pesquisadores são facilmente e corretamente conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações,  vínculos empregatícios – instituições às quais estão afiliados – e financiamentos. 

Como o perfil (profile) ORCiD fica visível e acessível a todos, potencializa a visibilidade do pesquisador, o reconhecimento e a repercussão de suas publicações, além de viabilizar o contato com redes nacionais e internacionais de pesquisadores. 

Em setembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) afiliou-se à ORCID e, dessa forma, viabilizou a coleta, conexão e validação institucional dos registros ORCiD de seus pesquisadores, o que facilita o registro, a recuperação e a validação de dados tanto pelo pesquisador quanto pela própria Universidade.

Para criar seu ORCiD autenticado USP ou conectar seu ORCiD à Universidade, siga o fluxo apresentado em www.sibi.usp.br/orcid.  

Quer saber mais sobre isso? Consulte tutoriais e as FAQs disponíveis no Portal do Sistema de Bibliotecas da USP: http://www.bibliotecas.usp.br Consulte sua Biblioteca. Faça parte dessa iniciativa.

(*) Chefe da Divisão de Desenvolvimento do Departamento Técnico do Sistema Integrados de Bibliotecas da USP - E-mail: atendimento@sibi.usp.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário