Pesquisar neste blog

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Workshop ORCiD na USP/ESALQ | 07/06/18



Nesta quinta-feira, às 10h, aconteceu na Divisão de Biblioteca da ESALQ o Workshop ORCiD. 

O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital internacional gratuito, único capaz de integrar-se a outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID), e projetado para facilitar a troca de informações entre o pesquisador, as agências de financiamento, universidades e editoras, proporcionando também maior visibilidade das atividades e publicações.



















quarta-feira, 6 de junho de 2018

10 Dicas para você conservar os seus livros




Por Francine Ramos

1. Mantenha-os na vertical. Nada de livros empilhados uns sobre os outros! O peso de um livro sobre outro danifica o miolo e a lombada. Também evite “espremer” os livros na estante. Deixe sempre um espaço entre um livro e outro, para que eles possam deslizar suavemente quando você retirá-los do lugar.

2. Use uma flanela seca para limpar os livros individualmente. Se você possui estante ou prateleira, pode utilizar o aspirador para eliminar a poeira de uma só vez.
Não use o famoso espanador, ele é a alternativa mais fácil, porém espalha a poeira de um livro para o outro. Você pode até não enxergar a sujeira após o uso, mas ela estará lá.

3. Duas vezes ao ano, no mínimo, utilize uma escova grande de cerdas macias para varrer a parte superior dos livros. A tática elimina a poeira que fica nos cantinhos. Para uma limpeza mais eficiente, você pode dividir o livro em três partes e escová-las separadamente.

4. Tenha sempre as mãos limpas! O suor e a sujeira prejudicam o papel, acelerando sua decomposição. Além disso, você já sabe que mãos sujas são uma fonte de bactérias, portanto, mantenha-as bem longe dos seus livros!

5. Não abra os livros totalmente. Quando isso ocorre, a lombada é forçada e fica com marcas de manuseio. Com o passar do tempo, a lombada cede e rasga. O resultado é um livro arrebentado.

6. Não faça suas refeições enquanto lê. Restos de alimentos e saliva, quando respingados no livro, mancham o papel. Além disso, ao longo dos anos, fazem com que as folhas amarelem e se despedacem.

7. Não embale seus livros com plástico, papel pardo, contact ou embalagens de presentes. Livro não é comida para ser embalado. O uso dos materiais citados acima só piora a conservação, pois eles não permitem que o papel “respire” da maneira adequada. Além disso, o papel pardo é ácido e com o passar dos anos transmite a acidez para a capa e páginas do livro, deixando-as amareladas e quebradiças.

8. Não utilize clipes como marcadores de página. O clipe é feito de metal e enferruja. Quando isso ocorre, a ferrugem é passada para as páginas do livro, deixando sérias marcas de oxidação.

9. Deixe seus livros armazenados longe do sol. A exposição solar frequente deixa as capas e lombadas tortas.

10. Não retire os livros da prateleira pelas partes superior ou inferior, isso danifica a encadernação e deixa seu livro torto. Afaste os livros próximos e retire o que você escolheu segurando pelo meio da lombada.