Pesquisar neste blog

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Workshop de Pesquisa em Bases de Dados Internacionais ITMS ESALQ





Nos estudos de áreas como agricultura, pecuária, genética, solos e tecnologia de alimentos é essencial conhecer e utilizar Bases de Dados Internacionais, porque toda atividade de pesquisa de qualidade deve apoiar-se em informações referendadas e disponibilizadas em fontes de informação reconhecidas. 


O objetivo do Workshop é apresentar os recursos disponíveis em três bases internacionais:

A American Association for the Advancement of Science (AAAS) é uma organização internacional de cientistas sem fins lucrativos dedicada ao avanço da ciência, a promover a atualização constante e a competência científica dos pesquisadores de todas as áreas de conhecimento. A Base de Dados da AAAS reúne informações científicas de seções de interesse como agricultura, ciências atmosféricas, ciências biológicas, química, interesse geral em ciência e engenharia, geologia e geografia, tecnologia, ciência da computação, ciência farmacêutica, física, engenharia e estatística, além de outras áreas.

A American Society of Agronomy (ASA) reúne em sua Base de Dados uma série de publicações especializadas relacionadas à área de Agronomia, incluindo pesquisas originais em ciência do solo, ciência das culturas, agroclimatologia, modelagem agronômica, agricultura de produção, agricultura urbana,  instrumentação e muito mais.

A American Chemical Society (ACS) tem como compromisso ser o fornecedor mais competente, abrangente e indispensável de informações relacionadas à química, bioquímica, toxicologia, ciência e tecnologia ambiental e farmacologia. Congrega publicações científicas revisadas por pares da área. 

Representando esses editores de alto impacto, o ITMS Group e seus parceiros de tecnologia fornecem conteúdo e ferramentas para os segmentos científicos, técnicos e médicos, bem como o setor corporativo e outros segmentos. O objetivo estratégico do ITMS Group é ser uma extensão dos editores e parceiros, trazendo valor agregado para seus usuários.

Saiba mais sobre essas bases de dados internacionais participando do Workshop de Pesquisa em Bases de Dados Internacionais ITMS ESALQ. Recomendamos que o participante traga seu laptop para acompanhar as atividades. O Workshop é gratuito e aberto a todos os interessados (docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação, alunos de graduação e funcionários).
________________________________________________

AGENDA 

LocalDepto de Economia, Administração e Sociologia | Sala BM&F

Data08 maio de 2018 - terça-feira

Horário14h às 17h

Inscrições


Informações
  • E-mail: comunica.dibd@usp.br
  • Fone: 3429 4240 ramal 204

_________________________________________________________________________






Workshop de Publicação Científica AJE na USP de São Paulo acontece dia 10 de maio




Como aumentar as chances de publicar seu artigo e ser altamente citado? De início é necessário conhecer bem o processo de estruturação, formatação e publicação dos artigos. Os aspectos éticos também são importantes, para evitar casos de retratação e má conduta científica, assim como escolher a melhor revista para publicar os resultados da sua pesquisa.

O SIBiUSP em parceria com a American Journal Experts – AJE (empresa especializada em ajudar pesquisadores a eliminar as barreiras linguísticas e ter seu trabalho publicado nas revistas de mais alto impacto) traz para a comunidade científica de São Paulo – SP o Workshop de Publicação Científica – AJE-USP – 10 de Maio de 2018 – 9h – 16h no Auditório Safra da FEA/USP.



Público-alvo: 
Docentes, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos de universidades, institutos e centros.

Objetivo: 
O objetivo do Workshop de Publicação Científica – AJE na USP é apresentar aos participantes informações que tornem o processo de produção do artigo científico, assim como a submissão do mesmo, mais rápido, eficiente e eficaz.

Programação 

9h00 – 9h30 | RECEPÇÃO

Registro dos participantes



9h30 – 9h40 | ABERTURA

Dra. Maria Crestana – Chefe Técnica do SIBiUSP (a confirmar)

Paul Klenk – Principal Financial Analyst Research Square / AJE



9h40 – 10h00 | AJE 2018 Scholarly Publishing Landscape

Esta sessão será uma introdução às demais sessões do workshop. Inicia com um Panorama de Publicações Científicas, passado, presente e futuro. Destaca a comunicação científica e como o Inglês se transformou no idioma da pesquisa.



10h00 – 12h00 | Writing a Better Manuscript

a) Tips for Publication Success

b) Scientific Figures

c) Conventions of Scholarly Publishing

d) AJE Author Resource Center

Nesta sessão serão dadas dicas sobre estrutura, redação, edição e formatação de elementos do artigo científico, com destaque para a introdução, materiais e métodos, bem como a apresentação de resultados por meio de figuras e tabelas. O Centro de Recursos para Autores da AJE também provê diversas informações para os autores.


12h00 – 13h30 | ALMOÇO

13h30 – 14h00 | Ethics in Research Publication

Nesta sessão serão apresentadas orientações sobre a importância do respeito aos princípios éticos e os cuidados que os autores devem ter para evitar casos de retratação e má conduta científica..

14h00 – 15h00 | Choosing the Best Journal to your Research

a) How to avoid predatory journals

b) Journal scope and impact factor

c) How well your paper adheres to the journal guidelines


Esta sessão será dedicada à apresentação de critérios para a escolha da melhor revista para publicar seu artigo e dicas para evitar revistas predatórias.

15h00 – 15h30 | Encerramento, perguntas e observações finais

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. [As apresentações serão em inglês e não haverá tradução simultânea]

Palestrante: Paul Klenk – Square Research – AJE

O Dr. Paul Klenk trabalha como Principal Analista de Finanças na American Journal Experts (uma parte da Research Square) para ajudar os pesquisadores a comunicar seu trabalho. Foi Pesquisador Científico do Programa de Educação em Ciência Informal financiado pelo NSF, obteve seu BSE em Engenharia Mecânica e seu PhD em Ciência de Materiais na Duke University e, mais recentemente, um MBA da Fuqua School of Business. Tem extensa experiência em educação científica informal de ensino fundamental, médio, e no nível de graduação da Duke. Sua pesquisa cobre uma ampla gama de tópicos, incluindo energia e meio ambiente, ensino de engenharia K-12 e o uso de raios X de baixa energia em dispositivos de tratamento de câncer. O Dr. Klenk também trabalhou na Sigma Xi: Sociedade de Pesquisa Científica no Research Triangle Park e no Instituto Max Planck de Microestrutura Física em Halle, Alemanha.

____________

Texto: Elisabeth Adriana Dudziak | Departamento Técnico - SIBiUSP