Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Convite para o lançamento do Consórcio Brasileiro ORCID



É com grande prazer que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a ORCID (Open Researcher and Contributor iD) gostariam de convidá-la(o) para o evento de lançamento do Consórcio Brasileiro (ORCID).




Este evento realizar-se-á no dia 22 de maio, a partir das 9h na CAPES, em Brasília e contará com membros do consórcio, parceiros internacionais e representantes da ORCID. Teremos a honra de contar com a presença de João Moreira, da Fundação para a Ciencia e a Tecnologia - FCT, Portugal, de Abel Del Carpio, do Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica - CONCYTEC, Peru e a palestra por videoconferência de Robert Kiley, do Wellcome Trust, Reino Unido, contando as experiências de integração de suas organizações com a ORCID. Veja a agenda completa e o link para o registro aqui: https://orcid.org/content/brazilian-consortium-launch-event

O Consórcio Brasileiro (ORCID), parceria firmada em dezembro de 2017, é formado, além de CAPES, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Scientific Electronic Library Online (SciELO), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), além da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) como facilitador.


Este acordo é particularmente exitoso pois envolve, a nível nacional, todas as instituições responsáveis pela coleta e divulgação das informações de pesquisa. Ele representa, sobretudo, um passo importante para a integração, através de um sistema colaborativo com interface internacional, das informações brasileiras de pesquisa, de forma abrangente e sustentável e alinhado com iniciativas europeias.

No marco do consórcio, a ORCID funcionará como um hub, assegurando menor trabalho manual para os pesquisadores proverem informações de publicações e pesquisa a distintos sistemas demandantes, garantindo maior qualidade dos dados e facilitando a troca dessas informações de pesquisa entre os diferente sistemas, de forma transparente e imediata.

A ORCID é uma organização sem fins lucrativos, que oferece um identificador digital persistente para pesquisadores, conectando-os às suas afiliações e atividades por meio da integração com editoras, agências de financiamento e bases de dados das instituições de pesquisa. As mais importantes instituições de ensino e pesquisa do mundo usam ORCID para reduzir redundâncias e automatizar fluxos de informação, ganhando mais tempo para pesquisar, publicar e divulgar.

Texto: Capes/Orcid

Campanha DOE BRINQUEDOS PARA UMA CRIANÇA


Faça uma criança feliz!


A Divisão de Biblioteca recebeu uma solicitação de ajuda para doação de brinquedos, livros infantis, lápis de colorir, etc. usados ou bom estado de conservação, para a escolinha da Igreja Jeová é o Senhor, do bairro Cruz Caiada, de Piracicaba-SP.


Participe conosco desta atividade social, trazendo sua doação para colocarmos em uma única grande caixa para entrega!


PONTOS DE COLETA:

  • Biblioteca Central (balcão de atendimento)
  • Biblioteca Setorial do LES (balcão de atendimento)



PERÍODO:
  • De 15 a 22/05/18 (terça-feira)



INFORMAÇÕES | Equipe de Responsabilidade Social da DIBD/ESALQ:
  • Biblioteca Central: 3429-4382 ramais 208 e 209 (Ligiana e Ronaldo)
  • Biblioteca LES: (19) 3429-4467 (Luciane)


Texto: Ligiana Damiano