Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de julho de 2017

Algumas considerações antes de escrever trabalhos científicos | Pedro V. Marques

Durante a elaboração do tcc, dissertação, etc., acontece de o aluno, depois de muito trabalho, vir mostrar o que fez ao seu orientador e sair frustrado diante do volume de observações feitas. 




Seguem, portanto, algumas considerações gerais que têm sido úteis nestes anos orientando alunos de graduação e pós:

1. Procure usar a linguagem correta, aquela que você aprendeu no colegial e não a que se que usa hoje no “Whatsapp”. O corretor corrige erros ortográficos, mas fique atento à concordância, expressões dúbias, etc.

2. “Na natureza nada se cria, tudo se transforma” continua válido, mas tome cuidado com o copia e cola comum nesta época em que os alunos vão montando o trabalho a partir do que encontram na internet. Se for copiar o texto, coloque entre aspas e anote o autor, ano de publicação e número da página de onde tirou o texto. Particularmente gosto que o aluno coloque a ideia com suas próprias palavras, citando em seguida o nome do autor de onde tirou o texto. Isto, de um lado reconhece e valoriza a autoria do trabalho e de outro o exime de futuras responsabilidades.

3. Tudo que está no texto tem que ter a possibilidade de ser conferido pelo leitor. Assim, se vai citar uma informação obtida através de conversa, e-mail, etc., use as regras para citação.

4. Reconhece-se um bom texto quando, embora o trabalho possa ser complexo, o texto é auto contido no sentido de oferecer tudo que o leitor precisa para seu entendimento. Isto não acontece por acaso e sempre sugiro aos alunos dividir uma folha em quatro partes, na primeira, escrever o título do trabalho, na segunda parte descrever os objetivos, na terceira parte, a metodologia e na quarta e última parte, os resultados esperados. Antes de começar a elaboração do trabalho, vá se perguntando: será que o título está condizente com os resultados esperados? Será que os objetivos são factíveis, podem ser alcançados com os dados, tempo e recursos que disponho e metodologia que vou usar? O que preciso de dados e o método de análise permitem chegar àquelas conclusões? Durante a revisão sempre se pergunte: este texto que estou citando contribui para entender o trabalho e as conclusões? Importante é lembrar que escrever um trabalho é uma ação contínua que vai sendo refeita à medida que as ideias ficam mais claras, mas o importante é que uma vez pronto o trabalho o que for necessário para seu entendimento esteja contido no mesmo. 

5. Quando colocar figuras, tabelas, gráficos, no texto, conduza a leitura, ressaltando o que acha importante, comparando números, resultados, etc. 

Completando, os alunos não devem se assustar com nosso nível de exigência na coerência e lógica do raciocínio, na exposição das ideias, na clareza do modo de escrever. Isto fará a diferença no ambiente de trabalho quando tiverem que escrever relatórios, projetos, boletins. Neste momento, verão que o esforço não foi em vão e terão seus méritos reconhecidos pela clareza na exposição das ideias.■

(*) Professor Titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da ESALQ/USP e Coordenador do PECEGE - pvmarque@usp.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário