Pesquisar neste blog

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Como gerar artigos de qualidade | Paulo César Sentelhas



Trabalhos bem redigidos possibilitam aos revisores terem um melhor entendimento do estudo, o que aumenta a chance desses trabalhos serem aceitos. 


A publicação de artigos de alta qualidade vem sendo, cada vez mais, um fator preponderante na avaliação dos pesquisadores e das universidades/instituições de pesquisa. Uma das formas de se avaliar a qualidade de um artigo é por meio do fator de impacto da revista em que o mesmo é publicado, já que quanto maior for esse fator, mais severos serão os critérios de avaliação dos artigos, dada a grande concorrência para se publicar nessas revistas. 

Uma boa métrica do rigor das revistas científicas é expressa pela relação entre manuscritos rejeitados e manuscritos submetidos. Normalmente, nas revistas de maior impacto essa relação atinge valores superiores a 80%, o que mostra que somente os artigos de alta qualidade conseguem ser efetivamente publicados. Um primeiro aspecto a ser considerado é que nem sempre um artigo resultante de um projeto bem conduzido e de um manuscrito bem escrito é sinônimo de um artigo de alta qualidade ou de impacto. 

Assim, os artigos de alta qualidade e, portanto, de alto impacto são aqueles que abordam assuntos que sejam de interesse da comunidade científica da área específica, o que aumenta as possibilidades dos mesmos serem citados em outros artigos. Temas de cunho local ou regional, com abrangência limitada e com resultados oriundos de experimentos de campo conduzidos em apenas um local ou ano e, portanto, com ausência de variabilidade, normalmente são mais adequados a revistas regionais, sendo muitas vezes rejeitados até mesmo nessas. Por outro lado, estudos que envolvam temas de cunho mais abrangente do ponto de vista geográfico, com inovações metodológicas e com grande abrangência de dados, são aqueles que poderão resultar em trabalhos de melhor qualidade e maior impacto. 

Apesar disso, outro componente de extrema importância na geração de artigos de alta qualidade é a redação. Trabalhos bem redigidos possibilitam aos revisores terem um melhor entendimento do estudo, o que aumenta a chance desses trabalhos serem aceitos. Trabalhos confusos, com omissão de informações/dados e sem uma lógica clara de apresentação, dificultam o entendimento e mascaram a qualidade dos dados. Ainda com relação à redação, a publicação de trabalhos na língua universal da ciência, o inglês, é fundamental para que os trabalhos sejam mundialmente conhecidos, aumentando substancialmente as chances dos mesmos serem citados. 

Nesse ponto, a revisão por especialista nessa língua é fundamental, pois a simples tradução não é suficiente para que a estrutura do texto seja compreensível. Muitos bons artigos são rejeitados pelo simples fato de serem mal escritos. A palestra, intitulada “Publicações científicas de alto impacto – Como gerar artigos de qualidade” abordará esses aspectos, mostrando de forma clara como redigir artigos que contemplem qualidade numa redação objetiva. Aspectos relativos ao planejamento de um artigo, redação de seus principais tópicos, e plágio e auto-plágio também serão abordados, auxiliando os ouvintes a entender como deve ser a redação de um artigo de alto impacto. 

Ao final, espera-se que os ouvintes estejam aptos a gerar artigos de qualidade sejam eles de abrangência local, regional ou global, aumentando assim as possibilidades de aceite em revistas científicas de diferentes níveis, mas principalmente naquelas com fator de impacto mais elevado.■

(*) Professor Associado do Departamento de Engenharia de Biossistemas  da USP/ESALQ e Editor-Chefe da revista Scientia Agricola, ESALQ/USP - E-mail: pcsentel.esalq@usp.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário