Pesquisar neste blog

terça-feira, 22 de março de 2022

Biblioteca da Esalq: eu recomendo! - Depoimento do Professor Urgel de Almeida Lima

 


Dina Moretti, primeira bibliotecária de formação a trabalhar na Esalq.

1947! Eu era ingressante, vindo de uma escola de ensino médio que possuía uma biblioteca, mas na qual eu nunca entrara. Ao entrar na ESALQ, a biblioteca se afigurava com imenso depósito de livros que continha misteriosos conhecimentos fora de meu alcance. Mesmo conhecendo o Bibliotecário, Engenheiro Agrônomo Renato Bartholomeu, sempre gentil e prestativo, aquele enorme número de livros me assustava, pois não conseguia saber que benefícios dele tirar.

A biblioteca não atraia minha atenção, que estava voltada totalmente às palavras dos Mestres; eu era taquígrafo, registrava de 85 a 90% do que eles diziam em aula pelas minhas notas eu estudava, diretamente sem tradução. Não me passava à mente, complementar as aulas com material impresso os livros. Havia aulas empolgantes, outras nem tanto e algumas insuportáveis, mesmo para registrar a fala do Professor. Estas continham material intricado e incompreensível mesmo para usar só para as provas. Recorrer à biblioteca não era a solução, pois não sabia nem mesmo como. Foi nomeada uma bibliotecária formada, D. Dina Maria Bueno Moretti, mas continuei ausente. Quanto eu perdi!

Depois de formado fui convidado a trabalhar em uma nova instituição “Instituto Zimotécnico” que iniciou suas atividades por montar uma esmeralda Biblioteca, adquirindo livros e coleções de periódicos técnicos e científicos pertinentes. Acompanhei sua montagem aprendendo passo a passo a importância dessas aquisições e aprendi com duas fantásticas bibliotecárias, Lilia Guerrini Sega e Maria Helena Muus, o que era o sistema de classificação Dewey, como distribuir as obras nas prateleiras, como cuidar delas e com meu Diretor, Prof. Jayme Rocha de Almeida, como usá-las, como extrair delas o conhecimento que continham e que aperfeiçoavam minhas atividades, como escrever, montar artigos, pareceres e a difundir o que aprendia.

Hoje a Biblioteca da ESALQ, riquíssima em informações profissionais conta com um grupo de funcionários exemplares que praticamente tomam um consulente pela mão e o guiam pelos livros facilitando-lhe encontrar o assunto, como examiná-lo e tirar dele o melhor. A Biblioteca conta com o apoio de bibliotecárias atenciosas e muito competentes, e de pessoal auxiliar especializado e altamente interessado em evoluir, conservar o acervo, orientar e dar apoio total ao consulente. Com a máxima boa vontade e competência trabalham com amor para manter a Biblioteca com um elevado grau de excelência, para ensinar, auxiliar nas pesquisas, na confecção de teses e no ensino dos recursos tecnológicos mais modernos na área de comunicação e transmissão de conhecimentos. É inestimável o apoio aos docentes, discentes, pesquisadores daqui e alhures e outros interessados no crescimento técnico e científico.

Ingressante, conheça e aproveite dos conhecimentos armazenados na Biblioteca, e desfrute do desvelo dos funcionários de todos os níveis hierárquicos da Biblioteca. Se você, ao formar em qualquer dos cursos oferecidos pela ESALQ, tiver conseguido usufruir e guardar 5% de tudo o que a Biblioteca lhe oferece, sua vida profissional terá começado com imensas vantagens de sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário